16 10 LTM Foto1Foi recentemente publicada a edição de 2023 do Elsevier-Stanford Ranking of Scientists, que contém duas classificações nas quais são listados os 2% cientistas de maior impacto nas várias áreas do conhecimento: uma que leva em consideração citações ao longo de toda a sua carreira e a outra que leva em conta somente as citações recebidas em 2022. Pela quarta vez seguida o Prof. Luís Marcelo aparece neste importante ranking internacional. A outra boa notícia foi sua ascensão quando comparado ao ano passado: na principal classificação, a que leva em consideração toda a carreira do pesquisador, ele subiu da posição 122.807 para 107.467 dentre todos os pesquisadores no mundo, bem como da posição 353 para 320 se considerados apenas aqueles que atuam no Brasil. Ele passou para o top 20 entre aqueles que atuam na UFRJ, principal universidade federal do Brasil. Ele também subiu da posição 40 (2022) para 38 (2023) quando comparado àqueles que atuam predominantemente nas áreas de mineração e metalurgia no mundo, mantendo-se na segunda posição nessa área na América Latina.

Os números são ainda de maior destaque se considerada a segunda classificação, aquela que leva em conta apenas as citações recebidas em 2022. Nela ele agora ocupa a posição 27.596 em comparação a 33.646 em 2022 no mundo e 65 no Brasil, ou seja, 22 posições acima de sua classificação em 2022 (87) e 4º lugar na UFRJ. Na área de mineração e metalurgia ele se manteve na 11ª posição no mundo e é o pesquisador mais bem classificado na América Latina e o segundo das Américas.

Esse ranking se baseia nos artigos publicados em periódicos e suas citações. É importante lembrar que os artigos citados e reconhecidos nesse ranking foram, em sua grande maioria, escritos com vários co-autores, que incluem alunos, pesquisadores pós-doutores, docentes da UFRJ, bem como parceiros da indústria e da academia tanto do Brasil quanto do exterior. Assim, mais que um reconhecimento individual, ele destaca todo o grupo que não mede esforços para gerar trabalhos que influenciam os rumos da pesquisa e da engenharia nas áreas de mineração e metalurgia, mesmo com as várias dificuldades que encontramos para fazer pesquisa de qualidade no Brasil. É importante ainda reconhecer todos aqueles que, ainda que não tenham sido autores dos trabalhos citados, deram importante grande contribuição para que eles se tornassem realidade. Esse é o caso da equipe técnica do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/UFRJ, responsável por gerar bons resultados em bancada, e da administrativa, por dar apoio no cuidado com a burocracia na pesquisa, que só faz é crescer...

No estudo, os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, utilizando dados do Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab. Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus até 1 de outubro de 2023. Classificar cientistas conforme seu impacto sempre é uma tarefa difícil e muitas vezes questionável. Entretanto, dentre os vários rankings já publicados, esse em particular tem encontrado aceitação na comunidade por dar ênfase às citações, excluindo as autocitações, bem como comparando pesquisadores de áreas afins.

As classificações estão disponíveis em Excel e podem ser baixadas AQUI.